Cartão

Cartão

sexta-feira, 11 de março de 2011

RESPOSTAS A DÚVIDAS FREQUENTES

1. QUAL O MELHOR TRAVESSEIRO: ESPUMA OU PLUMAS?

O melhor travesseiro é aquele com o qual você se sente mais confortável; entretanto, ele deve ter algumas características, conforme abixo. 


Primeiro, depende de em qual posição você habitualmente dorme. (Estabelecer esta posição é difícil, pois durante o sono mudamos várias vezes de postura).

Se você prefere dormir de lado, o travesseiro deve ser alto o bastante para preencher o espaço entre o seu ombro e o pescoço, no sentido de manter a sua coluna cervical o mais próximo possível da posição neutra. (Isto quer dizer que o seu pescoço não deve ficar torto para a direita ou para a esquerda).

Se você dorme em decúbito dorsal (barriga para cima), o travesseiro deve ser mais baixo e preencher o espaço entre a nuca e o colchão. No meu entender o travesseiro de plumas é mais fácil de se amoldar às formas do rosto e do pescoço.


2. COLCHÃO: QUAL É O MELHOR? 

O colchão deve ser mais firme do que macio, e a cama deve ter um estrado totalmente, rígido e não de ripas, pois o estrado de ripas cede ao peso do corpo.

Se você usa colchão de espuma, a altura recomendável deve ser entre 15 a 20 centímetros, com densidade 20 e 25. O importante é que quando você estiver deitado as formas da sua coluna estejam preservadas, isto é, manter a sua lordose lombar, cifose torácica e lordose cervical fisiológicas (coluna reta e alinhada).

Não obstante, atualmente existem colchões de molas especiais (do tipo ortopedico), que também podem ser usados, sem prejudicar o seu sono.


3. MUSCULAÇÃO FAZ MAL PARA A COLUNA? 

Se você costuma ter  dores frequentes  nas costas, pode fazer musculação, desde que não force a sua coluna, em flexão ou extensão exagerada. O melhor é fazer musculação sem exageros, de preferência sob a supervisão de um professor de educação física.

Lembre-se, se for pegar algum peso na posição em pé, faça-o com o peso o mais próximo possível do corpo, e com os joelhos dobrados: ou seja, nunca flexione a coluna.


4. JOGAR TENIS FAZ MAL PARA A COLUNA? 

Não. Mas o ideal para evitar "mal jeito" é você fazer alongamentos musculares antes de iniciar e após terminar o jogo.


5. QUAL A MELHOR ATIVIDADE FÍSICA QUE NÃO PREJUDICA A COLUNA? 

As atividades físicas mais aconselhadas para quem tem dores nas costas são:
  • a. Natação, com nado tipo CRAWL ou de costas - a qual a rigor não tem restrições;
  • b. Andar na piscina, com água na altura do umbigo;
  • c. Andar naturalmente ou executando um programa como "Cooper" ou "Jogging";
  • d. Alongamento muscular nas barras paralelas;
  • e. Outros esportes que, dependendo da preferência, devem ser aconselhados por médico.

6. ACUPUNTURA É INDICADA NOS CASOS DE DORES NAS COSTAS? 

A Acupuntura pode ser usada para aliviar as dores nas costas. 

A Acupuntura que procura tratar a DOR, porém não intervém na causa da doença.

Existem atualmente especialistas em acupuntura. A escolha do profissional é de fundamental importância, pois o processo é invasivo e as agulhas usadas devem ser do tipo descartável..


7. A PARTIR DE QUE IDADE CRIANÇAS PODEM MANIFESTAR PROBLEMAS DE COLUNA? 

Mesmo crianças recém nascidas podem apresentar malformações congênitas da coluna, que desde logo precisam de acompanhamento médico. Nos primeiros anos também podem surgir deformidades, como escolioses e cifoses, que precisam ser tratadas.

Outro problema é a criança que se queixa de DOR NAS COSTAS. Tal sintoma é absolutamente ANORMAL NA CRIANÇA E DEVE SER INVESTIGADO POR ESPECIALISTA. Ver a seguir mais detalhes.

Várias doenças podem causar dor nas costas de crianças, por exemplo:
  • a. Osteomielite (infecção em alguma vértebra, ou vértebras), ou discite, que é a infecção dos discos intervertebrais;
  • b. Malformações da medula espinal, como CISTOS;
  • c. Tumores benignos e malignos;
  • d. Espondilólises e espondilolisteses: São defeitos que aparecem na última vértebra lombar, podendo provocar seu deslizamento para frente. Quando o deslizamento é exagerado (acima de 1,0 centímetro) pode ser necessária até uma cirurgia. Esta alteração em geral pode produzir DOR a partir dos 10 anos.
  • e. Existem ainda  alterações da coluna na infância, que podem produzir DOR. O importante é que a queixa de DOR na infância deve ser pesquisada com rigor.

8. O QUE É TORCICOLO? 

No adulto o torcicolo é representado por um espasmo da musculatura do pescoço, que causa o desvio da cabeça para a direita ou para a esquerda, acompanhado de rotação da cabeça. O torcicolo em geral é doloroso, podendo a DOR ser localizada ou se irradiar para a musculatura da região dorsal, e a sua origem geralmente é um "mal jeito" proveniente de um movimento brusco da cabeça ou de uma má posição assumida durante o sono.

Os bebês recém nascidos podem apresentar o TORCICOLO CONGÊNITO, que deve ser tratado desde o início, podendo até requerer em uma correção cirúrgica. Outras causas de torcicolo na criança são:
  • a. Artrite reumatóide;
  • b. Malformações na região entre o crânio e a coluna cervical;
  • c. Inflamações ou infecções na garganta e orofaringe;
  • d. Infecções nos discos intervertebrais da coluna cervical;
  • e. Tumores malignos na coluna cervical óssea ou na medula espinal podem inicialmente se manifestar por dor e torcicolo;
  • f. Alterações oculares também podem se manifestar como torcicolo.
De qualquer maneira, as crianças devem ser examinadas por pediatras.


9. QUE POMADAS POSSO USAR PARA DORES MUSCULARES? 

Não existe qualquer comprovação científica de que a aplicação local de pomadas alivia a dor nas costas As pomadas que hoje existem no mercado são feitas à base de mentol, cânfora e/ou salicilato de metila.

Têm odor agradável e produzem na pele uma sensação de frescor e/ou aquecimento; e então, a pessoa sente  sensação de alívio. A rigor, têm efeito benéfico de leve a moderado, mas não devem ser usadas como única forma de tratamento para a dor.

Algumas pomadas contendo analgésicos podem agir na pele. produzindo efeitos antiinflamatórios e servirem como coadjuvantes no tratamento da dor aguda.


10. VITAMINA B12 É BOA PARA DOR NAS COSTAS? 

A literatura médica assinala que doses de vitamina B1, B6 e B12 têm ação benéfica nas fibras nervosas. A vitamina B12 também participa no metabolismo das células, na produção de energia pelas mesmas, na síntese dos ácidos nucleicos e de células do sistema nervoso. Entretanto, não se pode afirmar que a vitamina B12 interfira como analgésico para as dores nas costas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário