Cartão

Cartão

domingo, 6 de março de 2011

Dor na coluna

De cada dez pessoas que procuram um ortopedista, de três a cinco têm lombalgia, ou seja, dor nas costas.
De acordo com a Teoria da Evolução, uma das mais aceitáveis para explicar o aparecimento do seres humanos no planeta, o homem era quadrúpede. No entanto, com o passar dos tempos, fomos evoluindo até nos acostumarmos a andar sob dois apoios, ou seja, só sob nossas pernas. Assim, passamos a ter a coluna lombar como o centro do corpo e, por isso, colocamos sobre ela toda responsabilidade pelo equilíbrio e movimentação da nossa estrutura física.
Muitas são as causas das dores na coluna, porém podemos dividi-las em quatro grupos:
  1. O sistema nervoso é o maior responsável pelas dores na coluna, ou seja, o estresse e a tensão nervosa acabam enrijecendo e tensionando os músculos e ligamentos da coluna, prejudicando a boa postura e causando dores.
  2. A má postura também causa dor nas costas. Devemos tentar deitar corretamente, trabalhar em uma posição adequada e dirigir o carro com a coluna ereta.
  3. Pessoas que estão acima do peso ou que pegam peso demais podem sentir muita dor na coluna.
  4. As outras causas são as fraturas, os desvios de coluna, os tumores, as hérnias de disco, entre outras.



Conselho útil:
A atividade física contribui para o bem estar geral. Caminhar, nadar ou exercitar-se, auxilia na prevenção de dores nas costas, porque aumenta a flexibilidade e função dos músculos, alivia as tensões e melhora a postura.

Como proceder
Em nossa vida diária alguns vícios posturais errados nos causam desconforto, o que se pode evitar observando algumas condutas:

1. Durma de lado com os braços estendidos ao lado do corpo e com os joelhos e coxas moderadamente dobrados.coluna1.gif (1702 bytes)
coluna1.gif (1702 bytes)2. Quando deitado de costas, use algo sob as pernas. Coloque um travesseiro entre as pernas quando dormir de lado, para que uma perna não caia sobre a outra.
3. O colchão mais indicado é o semi-rígido (colchão de espuma). A densidade deve ser entre 28 ou 33.coluna1.gif (1702 bytes)
coluna1.gif (1702 bytes)4. Procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Use cadeira firme, descanse os braços, mantenha os joelhos elevados. No automóvel não afaste o assento em demasia.
5. Nunca dobre seu corpo à frente sem dobrar os joelhos. Lembre-se disto quando estiver vestindo roupas ou sapatos, escovando os dentes ou lavando o rosto.coluna1.gif (1702 bytes)
coluna1.gif (1702 bytes)6. Ao levantar pesos ou abaixar para apanhar objetos no chão, dobre os joelhos e mantenha o tronco ereto.
7. Quando permanecer em pé por muito tempo, use um apoio para dobrar o joelho. Assim você relaxa a musculatura para-vertebral.coluna1.gif (1702 bytes)

Nervo Ciático
O nervo ciático é a junção das últimas raízes lombares que, unidas, vão até a ponta dos nossos pés. Ele é o responsável pela ligação entre o cérebro e as pernas.
Muitas pessoas podem estar com problemas neste nervo quando sentem dores nas costas ou nas pernas, pois de acordo com os especialistas isso é muito comum. O nome da doença é lombociatalgia.
O mais aconselhável, neste caso, é procurar um médico para que ele cuide de seu problema de saúde.


Fontes: Medicina preventiva – Unimed Campinas, folheto informativo da Asta Médica e Searle
Colaboração: Dr. José Olavo Moretzsohn de Castro, médico ortopedista da CTO – Clínica de Traumatologia e Ortopedia, em Campinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário